Nossa Estratégia
- Home
- >
- O Carrefour
- >
- Nossa Estratégia
O multiformato e a omnicanalidade são questões fundamentais para a estratégia de negócios do Grupo Carrefour Brasil. Acreditamos em uma integração cada vez maior entre a nossa rede física de lojas e a nossa plataforma de e-commerce, alavancado pela nossa oferta de soluções financeiras, agregando valor aos nossos clientes aumentando cada vez mais as oportunidades de conexão, fidelização e oferta de serviços aos nossos clientes, além de criar um sistema mais dinâmico e interconectado.
Pretendemos, portanto, consolidar cada vez mais nossa posição de liderança no mercado de varejo alimentar brasileiro através de nossa estratégia de expansão orgânica, privilegiando os formatos de alto retorno e potencial de crescimento. Adicionalmente, estamos constantemente avaliando oportunidades de aquisição de competidores locais ou regionais que poderiam nos auxiliar a reforçar ainda mais a nossa presença em determinadas regiões, formatos e/ou modelos no Brasil. A estratégia de M&A não está restrita apenas ao mundo físico e, portanto, pode incluir pequenas aquisições no mundo digital, desde que o ativo se encaixe bem com nosso ecossistema.
Com o objetivo de acelerar a nossa transformação digital em 2019, criamos uma nova unidade de negócios – Carrefour eBusiness Brasil. O CeBB se tornou responsável por centralizar todas as ações relacionadas ao tema digital que antes estavam pulverizadas entre vários departamentos dentro da Companhia. Além da criação do CeBB, a Companhia avançou no aprimoramento do e-commerce, em alternativas de entrega e retirada de produtos, opções de pagamento digital e em atendimento ao cliente. Nesse contexto, investimentos em tecnologias digitais e serviços omnicanais ganharam destaque.
A melhoria operacional contínua e a excelência na execução são fundamentais para a nossa estratégia e essenciais para nos diferenciar dos nossos concorrentes, gerando aumento da frequência de compras dos nossos consumidores, ganhos de produtividade em nossas lojas e, consequentemente, melhorando nossas margens operacionais. Trabalhando em iniciativas que visam melhorar a eficiência e a produtividade em todos os nossos formatos e negócios, que incluem a implementação de: (1) novos processos de organização da loja, visando aumento significativo de produtividade e ganhos na qualidade de atendimento, tais como otimização de trabalhos relacionados à reposição de prateleiras, entre outros; (2) ferramentas projetadas para exercer um rígido controle nas despesas de frete e despesas gerais, e (3) melhorias em nosso modelo de distribuição e nossa cadeia de suprimentos destinadas a aumentar a disponibilidade de produtos nas prateleiras, reduzir os níveis de estoque, entre outras. Esperamos continuar os investimentos e esforços para aumentar a capacidade, melhorar a nossa disponibilidade de produtos e o nível de serviço aos nossos consumidores, sempre otimizando nossa produtividade. Nosso ecossistema é rico em informações e, neste momento, estamos maximizando a captura de dados dos nossos consumidores e das nossas operações e evoluindo a tecnologia para desenvolver novas iniciativas de CRM, aprimorando a personalização das ofertas, visando melhorar a experiência de compra dos nossos consumidores e aumentar nossas receitas.
Nossa cultura se baseia em resultados alcançados por meio de metas bem definidas. Também engajamos nossos colaboradores com a nossa missão de nos tornarmos o varejista mais querido e preferido do Brasil, reconhecido pela sua excelência e inovação, com uma equipe que atua de forma colaborativa, responsável e apaixonada, cuidando de cada detalhe para o prazer dos nossos consumidores. Acreditamos que criamos uma cultura corporativa que encoraja a atração e integração de talentos, o trabalho em equipe, a capacitação com responsabilidade, a meritocracia e a diversidade. Pretendemos reforçar continuamente essa cultura, visando aumentar ainda mais a nossa capacidade de desenvolver uma equipe talentosa de profissionais altamente qualificados e, consequentemente, consolidar nossa posição de liderança no varejo alimentar brasileiro.
Adotamos em outubro de 2018 a estratégia global do Grupo Carrefour “Act for Food”, com o objetivo de nos tornarmos líder mundial da transição alimentar no mundo. Nesse sentido, buscamos ampliar a oferta de produtos saudáveis e de qualidade em nossas lojas, além de torná-los acessíveis, a preços justos. Buscamos democratizar o acesso a produtos frescos, visando o aumento do percentual de produtos locais disponíveis nas lojas, elevando para 20% a participação dos produtos de marcas próprias de alimentos, aumentando os esforços contra o desperdício de alimentos, melhorando a sustentabilidade das embalagens e zelando pela segurança alimentar.
O Act for Food também visa estimular mudanças em todas as etapas da cadeia, a partir de parcerias com fornecedores e outros agentes públicos e privados, influenciando essa transição de hábitos de consumo e de produção de alimentos. Um exemplo nessa direção é o fomento às compras de longo prazo junto a produtores locais, o que permite que esses volumes sustentem o investimento dos parceiros para mudar suas práticas de produção agrícola. Por reconhecer o papel estratégico que desempenha no mercado, a Companhia está unindo esforços e aproveitando sua capilaridade de lojas, força de marca e expertise em serviços e produtos para elevar suas vendas. Outra iniciativa inédita lançada no Brasil foi o ‘Compromisso Satisfação Garantida’. Caso o cliente não fique satisfeito com qualquer produto fresco adquirido nas lojas da rede, receberá o seu dinheiro de volta ou outro produto de mesmo valor.
Adicionalmente trabalhamos em diversas outras iniciativas que visam melhorar a sustentabilidade do nosso negócio, a saber: (i) participação no programa RAMA, da Associação Brasileira de Supermercados (Abras), que garante o uso correto de defensivos agrícolas nas frutas, legumes e verduras que comercializa. O Carrefour é o varejista com maior índice de análises para garantir o uso correto de defensivos agrícolas; (ii) compromisso cage-free, que vai garantir que todos os ovos comercializados a partir de 2028 sejam provenientes do sistema livre de gaiolas, promovendo o bem-estar animal de galinhas poedeiras; (iii) lançamento do projeto ‘Produção Sustentável de Bezerros’, a fim de fomentar a criação sustentável em propriedades do Mato Grosso; (iv) parceria com o programa Seafood Watch para mapear a cadeia de fornecimento de pescado e garantir um modelo de pesca mais sustentável e (v) apoio à Gastromotiva para criação de laboratório de inovação e linha de produtos a partir do aproveitamento total dos alimentos.