Conselho de Administração e Diretoria Executiva

De acordo com nosso estatuto social e as leis brasileira, nossa administração é composta de um Conselho de Administração e uma Diretoria. Nós também possuímos os seguintes órgãos permanentes de assessoramento do Conselho de Administração: comitê de auditoria, comitê estratégico e comitê de recursos humanos. Nossos estatutos também preveem a existência do Conselho Fiscal, a ser estabelecido por pedido dos acionistas. Nós também estamos sujeitos a certos requisitos adicionais estabelecidos pelas regulações do Novo Mercado.

Conselho de Administração

Abaixo temos uma breve descrição de cada membro do nosso Conselho de Administração.

Nome Cargo
Alexandre Bompard Presidente do Conselho de Administração

Alexandre Bompard é graduado pelo Institut d’études Politiques de Paris, com diploma em Direito Público e pós-graduação em Economia. Ele também é graduado pela École Nationale de l’Administration (ENA) (classe Cyrano de Bergerac). Após graduar-se na ENA, Alexandre Bompard ingressou na Inspetoria Geral de Finanças da França (1999-2002). Ele passou a ser o assessor técnico de François Fillon, então Ministro para Assuntos Sociais, Trabalho e Solidariedade (Abril-dezembro de 2003).

De 2004 a 2008, ocupou vários cargos dentro do grupo Canal+, notadamente como Chefe de Gabinete do Presidente Bertrand Méheut (2004-2005) e Diretor de Esportes e Assuntos Públicos (junho de 2005 a junho de 2008). Em junho de 2008, ele foi nomeado Presidente e Diretor Executivo da Europa 1 e da Europa 1 Sport. Em janeiro de 2011, Alexandre Bompard juntou-se ao grupo Fnac, onde foi nomeado Presidente e Diretor Executivo. Em 20 de junho de 2013, ele lançou a IPO da Fnac. No outono de 2015, Fnac ofereceu-se para assumir o grupo Darty e em 20 de julho de 2016 Alexandre Bompard tornou-se Presidente e Diretor Executivo da nova entidade Fnac Darty. Ele é um Chevalier de l’Ordre des Arts et des Lettres (França). Desde 18 de julho de 2017, Alexandre Bompard é Presidente e Diretor-Presidente da Carrefour. Além disso, ele tem presidido a Fundação Carrefour desde 8 de setembro de 2017.

Carine Kraus Conselheiro de Administração

Carine Kraus é formada pela Essec e Sciences-Po Paris e ex-aluna da ENA. Começou a sua carreira no Ministério da Economia e Finanças francês antes de ingressar na Veolia em 2012, onde ocupou o cargo de CEO da Veolia Energie France. A partir de 2020, passou a ser responsável pela área de Desenvolvimento Sustentável do Grupo Carrefour (global).

Eduardo Pongrácz Rossi Conselheiro de Administração

Eduardo Pongrácz Rossi é membro do nosso Conselho de Administração desde 17 de dezembro de 2014, membro de nosso Comitê de Auditoria Estatutário, do nosso Comitê de Recursos Humanos e do nosso Comitê de Estratégia. O Sr. Rossi é administrador de empresas, com dupla graduação em Finanças e Marketing pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), onde foi eleito Representante dos Estudantes do Conselho de Administração. Ele também se formou com menção honrosa no curso de Master Business Administration na Universidade de Columbia (NY). Desde 2010, o Sr. Rossi é integrante da Península Participações, grupo de empresas de investimentos que pertence à família Diniz e, no presente momento, atua como Vice Chairman e Chief Investment Officer (CIO) do Grupo. Possui mais de vinte anos de experiência no mercado financeiro, incluindo a vice-presidência no JP Morgan e no Salomon Smith Barney em Nova Iorque. Ele também é membro associado de duas ONGs: Instituto Península, desde 2010 e Criança Segura, desde 2005.

Elodie Perthuisot Conselheiro de Administração

Elodie Perthuisot ingressou no Carrefour como Diretora de Marketing em 2018. Ela então ocupou o cargo de Diretora Executiva de E-commerce e Marketing antes de ser nomeada Diretora de E-commerce e Supply Chain de E-commerce da França em 2020.Em março de 2021, ela foi nomeada Diretora Executiva de E-commerce, Transformação Digital e Dados para o grupo Carrefour.

Antes de ingressar no Carrefour, Elodie Perthuisot foi Diretora Comercial da Fnac e depois Fnac Darty por cerca de seis anos.

Flávia Buarque de Almeida Conselheiro de Administração

Flavia Buarque de Almeida possui graduação pela Fundação Getulio Vargas (1989) e MBA pela Universidade de Harvard (1994). De 1989 a 2003, foi Consultora e Sócia da McKinsey & Company. De maio de 2003 a setembro de 2009, atuou como Diretora Geral da Participações Morro Vermelho. De novembro de 2009 a abril de 2013, foi Sócia do grupo Monitor, responsável por suas operações na América do Sul. Foi diretora da BRF SA de 2018 a 2022. Em julho de 2013, Flavia Buarque de Almeida ingressou no Grupo Península como head do negócio de Private Equity. Tornou-se Diretora Geral em janeiro de 2016 e sócia da Península Capital no mesmo ano. Em junho de 2019, tornou-se CEO da Península Capital. Também é Diretora da W2W e- commerce de Vinhos SA desde agosto de 2016 e da Ultrapar Participações SA desde maio de 2019.

Jérôme Nanty Conselheiro de Administração

Jérôme Alexis Louis Nanty membro do Conselho de Administração, Presidente do Comitê de Estratégia e membro do Comitê de Recursos Humanos da Companhia desde 26 de setembro de 2019. Formado no Institut d’études politiques de Paris, possui mestrado em Direito Público. Inicou sua carreira em 1986 na Société Générale. Em 1989 ingressou no Departamento de Mercados Financeiros do Crédit Lyonnais como Operador de Dívida Pública e posteriormente foi nomeado Chefe de Carteira de Emissores de Títulos. Em 1998, ingressou no Departamento de Recursos Humanos como Chefe de Política de Emprego e Relações de Trabalho. Foi Diretor de Relações Trabalhistas do Grupo Crédit Lyonnais entre o período 2001 e 2004 e ocupou o mesmo cargo em paralelo no Grupo Credit Agricole desde 2003, sendo responsável pelos aspectos sociais da fusão entre o Grupo Crédit Lyonnais e o Crédit Agricole. Foi nomeado Diretor de Recursos Humanos da LCL em 2005 e posteriormente do Grupo Caisse des Dépôts em 2007. Durante 2013 a 2016, foi Secretário Geral do Grupo Transdev e também Presidente do Conselho de Supervisão da SNCM. Em julho de 2016 ingressou no Grupo Air France KLM como Vice – Gerente Geral encarregado do Secretário Geral de Recursos Humanos e o gerenciamento da transformação do Grupo. Ingressou no Grupo Carrefour em outubro de 2017 como Diretor Executivo de Recursos Humanos do Grupo e da França. Desde 1° de julho de 2019 é responsável também no que refere-se aos aspectos imobiliários de propriedades do Grupo.

Laurent Vallée Conselheiro de Administração

Laurent Charles René Vallée é formado pela ESSEC Business School, Institut d’études politiques de Paris e École Nationale de l’Administration (ENA). Ele começou sua carreira no Conseil d’État, Supremo Tribunal Administrativo da França, onde serviu em particular como Comissário do Governo e Conselheiro Constitucional do Secretário Geral do Governo. De 2008 a 2010, Laurent Vallée foi advogado do escritório de advocacia Clifford Chance, antes de ser nomeado Diretor de Assuntos Civis do Ministério da Justiça em abril de 2010. Ele foi então Secretário Geral Corporativo do grupo Canal+ de 2013 a 2015. Desde março de 2015, ele atua como Secretário Geral do Conseil Constitutionnel, o conselho constitucional da França. Em 30 de agosto de 2017, Laurent Vallée juntou-se à equipe de Gestão Executiva como Secretário Geral do grupo Carrefour. Laurent Vallée tambem é membro do Comitê de Auditoria Estatutário

Matthieu Malige Conselheiro de Administração

Matthieu Dominique Marie Malige é  Coordenador do Comitê de Auditoria Estatutário desde dezembro de 2017 e membro do Conselho de Administração. Começou sua carreira na Lazard Frères em Paris onde trabalhou como Diretor Assistente de Assuntos Financeiros. De 2003 a 2011. Ocupou diferentes cargos no Grupo Carrefour: Diretor de Desenvolvimento e Estratégia, Diretor Financeiro da Bélgica e Diretor Financeiro da França. Em agosto de 2011, Matthieu Dominique Marie Malige foi nomeado Diretor Financeiro do Grupo Fnac e em 2017, Diretor Financeiro Superintendente do Grupo Carrefour. É graduado pela HEC e pela Ecole des Travaux Publics e possui mestrado pela Master’s Degree in Science (UCLA).

Stéphane Maquaire Conselheiro de Administração

O Sr. Stéphane Samuel Maquaire está no Grupo Carrefour desde 2019 como Diretor Presidente (CEO) do Grupo Carrefour Argentina, onde liderou com sucesso um plano de transformação, com foco na centralização no cliente e estratégia digital, levando a melhorias significativas no desempenho financeiro da empresa, um aumento substancial na satisfação do cliente e uma consolidação da liderança do Carrefour Argentina. O Sr. Maquaire, possui vasta expertise internacional no segmento de varejo, tendo trabalhado como CEO de empresas como Monoprix, Vivarte e Manor.

Marcelo D'Arienzo Conselheiro de Administração

Formado em Administração de Empresas pela FAAP, Marcelo D’Arienzo acumula mais de 20 anos de experiência no mercado. CEO do Grupo Wine desde 2019, tem atuação destacada
pela diversificação e internacionalização do negócio, que resultou no expressivo crescimento da companhia. Foi sócio-diretor da Península na área de investimentos diretos desde 2013, onde ainda é sócio, e foi responsável por investimentos em empresas digitais, varejo e consumo, figurando como conselheiro em algumas destas empresas. Trabalhou 7 anos em consultoria estratégica no Monitor Group onde liderou mais de 35 projetos e transações nas áreas de bens de consumo, varejo e infraestrutura, em várias regiões (EUA, Europa, África).
Também trabalhou por 5 anos em diferentes serviços profissionais (imobiliário, tecnologia e bancário). O empresário cursou programas executivos na Harvard Business School, Stanford
University e na FGV, além de ser membro do Fórum Bucerius sobre Governança Global e do YPO.

Alexandre Arie Szapiro Conselheiro de Administração Independente

Alexandre Arie Szapiro é formado em marketing pela Fundação Armando Álvares Penteado – FAAP, em 1993. Atualmente é Sócio-Gerente e Presidente do Softbank Group Corp. no Brasil, cargo que possui desde 2021. Foi Vice-Presidente e Gerente Geral da Amazon no Brasil de 2012 a 2021, Gerente Geral da Apple no Brasil de 2007 a 2012, Gerente Geral e Vice-Presidente de Marketing e Vendas da Palm no Brasil de 2003 a 2007, bem como Gerente Geral Chile e Cone Sul na mesma empresa de 2002 a 2003, Diretor de Desenvolvimento de Negócios da Office Net no Brasil entre 2000 e 2002, Diretor de Desenvolvimento de Negócios da Submarino.com entre 1999 e 2000, Diretor de Vendas e Desenvolvimento de Negócios da Motorola no Brasil entre 1996 e 1999. Foi trainee do Citibank entre 1993 e 1994, e Diretor de Empréstimos Corporativos na mesma empresa entre 1994 e 1996.

Cláudia Almeida e Silva Conselheiro de Administração Independente

Cláudia Almeida e Silva é sócia gerente da Singularity Capital, um fundo de investimento dedicado a startups, e conselheira dentro da incubadora Startup Lisboa. Ela começou sua carreira em 1997 como consultora na Coopers & Lybrand em Portugal, depois na PricewaterhouseCoopers, onde foi nomeada gerente da prática de Customer Relationship Management (CRM) em 1999. Em 2002, Cláudia Almeida e Silva ingressou no grupo de varejo Conforama em Portugal, onde atuou como Diretora Comercial responsável por Marketing, Supply Chain e Gestão de Produtos. Em 2005, ela ingressou na Fnac, onde se tornou Gerente Geral da subsidiária portuguesa em 2008 e, a partir de 2013, membro do Comitê Executivo do Grupo responsável pela supervisão da Espanha e do Brasil. Ela é formada pela Escola de Negócios e Economia de Lisboa, da qual é atualmente Executiva em Residência. Seu profundo conhecimento do setor inicial e sua experiência no varejo no sul da Europa e no Brasil são ativos valiosos para apoiar o plano de transformação do Grupo, “Carrefour 2022”.

Vânia Neves Conselheiro de Administração Independente

Vânia Maria Lima Neves é formada em matemática pela Universidade Federal Fluminense e é pós-graduada em análise de sistemas pela PUC/RJ e administração de telecomunicações pela FGV/RJ. Adicionalmente, Vânia possui MBA pela PUC/RJ. Com extensa carreira na área de TI, Vânia ocupou diversos cargos de líder sênior de TI, com experiência em liderança global e regional, com ampla atuação em equipes nos EUA, América, Oriente Médio, África, Ásia e Europa, gerenciando a complexidade entre as regiões. Possui vasta experiência em estratégia de TI, Gerenciamento de TI, gerenciamento de programas e projetos multi-países, gerenciamento de portfólio de projetos, aplicação gerenciamento de serviços, integração de TI em fusões e aquisições, entre outros. Antes de ingressar no Carrefour, Vânia foi Chief Technology Officer na VALE, além de atuar como conselheira na HSM Management Magazine.

Diretoria

Abaixo temos uma breve descrição de cada membro da nossa Diretoria.

Nome Cargo
Stéphane Maquaire Diretor Presidente - Grupo Carrefour Brasil

O Sr. Stéphane Maquaire está no Grupo Carrefour desde 2019 como Diretor Presidente (CEO) do Grupo Carrefour Argentina, onde liderou com sucesso um plano de transformação, com foco na centralização no
cliente e estratégia digital, levando a melhorias significativas no desempenho financeiro da empresa, um aumento substancial na satisfação do cliente e uma consolidação da liderança do Carrefour Argentina. O Sr. Maquaire, possui vasta expertise internacional no segmento de varejo, tendo trabalhado como CEO de empresas como Monoprix, Vivarte e Manor.

Eric Alencar Diretor Vice-Presidente de Finanças e de Relações com Investidores - Grupo Carrefour Brasil

Eric Alencar possui mais de 20 anos de experiência no mercado brasileiro, tendo acumulado passagens como CFO do Aché Laboratórios Farmacêuticos, do Grupo Oncoclínicas e da Cyrela Brazil Realty. É formado em Engenharia Robótica pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo e possui MBA pela The Wharton School, University of Pennsylvania.

Marco Aparecido de Oliveira Diretor Presidente – Divisão Atacadão

Marco Aparecido de Oliveira é membro da Diretoria desde novembro de 2014. Formado em Administração de Empresas, com MBA pelo IBMEC (Instituto Brasileiro de Mercado de Capitais), Marco Oliveira iniciou sua carreira na área de Recurso Humanos e acumula experiência de mais de 30 anos no setor do varejo.

Iniciou sua carreira no Grupo Carrefour em 1996 tendo atuado por cerca de dez anos no Carrefour onde passou por diversas áreas. Com a aquisição do Atacadão pelo Grupo Marco passou a atuar no Atacadão desde 2007. Em dezembro de 2014 foi nomeado Diretor Vice-Presidente Financeiro do Atacadão e de maio de 2019, foi nomeado Diretor Vice-Presidente de Operações do Atacadão. Em 6 de agosto de 2021, Marco Oliveira foi eleito como diretor presidente (CEO) da unidade de negócios Atacadão.

José Rafael Vasquez Diretor Presidente – Divisão Sam's Club e Varejo

José Rafael tem mais de 30 anos de experiência no varejo. Começou sua carreira em 1993 no Carrefour, em um hipermercado, antes de ingressar no Walmart, onde permaneceu até 2014, como COO da divisão Cash&Carry da empresa. Após passagem pelo Sam’s Club como Vice-Presidente Regional, foi nomeado Diretor Geral do Cash&Carry Roldão no início de 2015, e depois das bandeiras de supermercados Prezunic e Bretas (Grupo Cencosud). Desde março de 2018, José Rafael atuava como Vice-Presidente de Operações, Digital e Imobiliário da Pague Menos.

Felipe Gomes Diretor Presidente - Divisão Banco Carrefour

Felipe possui 26 anos de experiência profissional adquirida local e internacionalmente em grandes corporações de diversos setores (Serviços Financeiros, Telecom, Bens de Consumo e Petróleo e Gás), sendo sua última posição a de CEO da Ticket. Sua sólida trajetória foi construída com projetos baseados em Crescimento Acelerado, Excelência Empresarial, M&A, Transformação Digital e Inovação de Produto. É formado em Engenharia Mecânica pela PUC-RJ, com MBA pela FGV e especialização em negócios e liderança pela Duke University.

Pablo Hector Lorenzo Diretor Executivo de Operações (COO) – Grupo Carrefour Brasil

Pablo Hector Lorenzo possui graduação em contabilidade e master em finanças pela ESSEC Business School. Está no Grupo Carrefour há mais de vinte anos, tendo ocupado posições no departamento de finanças do Carrefour França e na diretoria de Controle de Gestão no Carrefour Espanha. Estava no Carrefour Argentina desde 2008, com passagens pela Operação de Express, pela Diretoria Executiva, pela Diretoria de Hipermercados, pela Diretoria de Projetos Estratégicos e pela Diretoria do modelo Maxi. Antes de ser eleito como Diretor da Companhia, ocupava a posição de Diretor Presidente do Carrefour Argentina.

David Patricio Fernandes Diretor Vice-Presidente de Finanças – Divisão Atacadão

O Sr. David Fernandes tem mais de 20 anos de experiência profissional, com ampla experiência financeira, tendo iniciado sua carreira no Grupo Elior e tendo atuado em empresas como Ernst Young e mais recentemente como CFO do Carrefour Argentina.

Liliane Dutra Diretora Presidente – Divisão Carrefour Property

Possui mais de 20 anos de experiência no setor de Shopping Centers, trazendo uma expertise em gestão, desenvolvimento imobiliário, redevelopments, expansões e revitalizações de empreendimentos. Liliane atuou como líder executiva em empresas do segmento de Real Estate, como Multiplan, BRMalls, Brookfield e Ancar Ivanhoe Shoppings Centers. Antes de assumir a cadeira no COMEX, Liliane era Diretora Executiva do Carrefour Property, área imobiliária e ativos do Grupo Carrefour Brasil.

Ana Hieaux General Counsel

A executiva tem mais de 20 anos de experiência profissional, tendo atuado como advogada por quase 15 anos em escritórios de advocacia de renome e ocupado o cargo de Diretora Jurídica Global em uma multinacional brasileira no segmento de proteína animal, de 2015 a 2018.

Ana ocupava a cadeira de Diretora Jurídica no Grupo Carrefour Brasil desde de 2018. Sua cadeira atual inclui jurídico, compliance, controles internos, licenciamento e auditoria interna.

Marcelo Tardin Chief Transformation Officer do Grupo Carrefour Brasil

Com extensa experiência internacional nas áreas de Tecnologia, Operações e Gerenciamento de Projetos, ocupando posições executivas em mais de 4 países, em empresas multinacionais. Já ocupou os cargos de VP de Tecnologia e Serviços Compartilhados na Anheuser-Busch InBev/ Ambev e VP de Operações e Expansão na Dr Consulta. Desde 2019, Marcelo é Diretor Executivo Administrativo do Grupo BIG.

Catia Porto Vice-presidente de Recursos Humanos do Grupo Carrefour Brasil

Com 25 anos de experiência na área de Recursos Humanos, Catia trabalhou por 8 anos na Nokia do Brasil, em nível local, regional e global. Ainda assumiu a Vice-Presidência de Recursos Humanos e Latam do UnitedHealth Group, em 2016, onde atuou junto à diretoria executiva. Entre o final de 2019 e o início de 2022, Catia esteve à frente da Vice-Presidência de Recursos Humanos do Grupo BIG.

Samuel James Chief Digital Officer do Grupo Carrefour Brasil

Iniciou sua carreira em 2010 no Groupon UK, onde foi diretor regional. Após o Groupon, No Reino Unido e Irlanda, onde supervisionou a integração da Hassle.com após a aquisição. Ainda em 2017 Samuel retornou ao Brasil como Head of Marketplace para o Uber e, em 2019, foi nomeado Diretor de Marketplace para LATAM. Em abril de 2022, o executivo assumiu como Chief Digital Officer do Grupo Carrefour Brasil.