Nosso Histórico
UMA HISTÓRIA DE ENCONTROS
Desde 1975, o Grupo Carrefour Brasil abre caminhos que convergem para a transformação no país
A história do Grupo Carrefour começou com um encontro – de ruas, no caso. Foi num ponto em que duas vias se cruzavam no município de Annecy, no sudeste da França, que nossa primeira unidade surgiu. O ano era 1959. E o nome do estabelecimento ali fundado foi escolhido justamente por sua localização: Carrefour, que em francês significa cruzamento.
Desde então, muitos outros caminhos convergiram ao longo da trajetória do grupo, que está presente em mais de 30 países. Nossa chegada ao Brasil se deu em 1975, quando foi inaugurado o primeiro hipermercado Carrefour em São Paulo. Com o tempo, o mercado brasileiro se tornou o segundo mais importante do Grupo Carrefour em todo o mundo, atrás somente do francês.
No quesito abertura de lojas, um marco importante se deu em 2015: naquele ano, o Grupo Carrefour Brasil se tornou o primeiro varejista de alimentos presente em todos os estados do Brasil. Nosso time de funcionários nos credencia como um dos maiores empregadores do país.
Aquisições e Parcerias
A união de forças para formar um ecossistema colaborativo é uma característica do Grupo Carrefour Brasil evidenciada ao longo dos anos pela junção de negócios que se complementam. Foi assim que se deu em 2007 a aquisição do Atacadão, rede de supermercados de atacado e varejo.
Em termos de parcerias, um exemplo de união bem-sucedida foi a firmada em 2012 com o Itaú Unibanco, com o objetivo de operar o Banco Carrefour.
Em 2019 foi a vez de nos aliarmos ao Grupo Super Nosso, rede mineira de supermercados.
Bolsa
Outra conquista significativa em nosso percurso foi a abertura de capital na bolsa de valores brasileira, realizada em julho de 2017 por meio da negociação de ações no segmento de Novo Mercado da B3.
Apresentamos abaixo a evolução do histórico do Grupo Carrefour Brasil, destacando os principais eventos das histórias do Atacadão e do Carrefour:
- Primeiro hipermercado Carrefour em São Paulo.

- Lançamento do cartão de crédito Carrefour.

- Aquisição do Atacadão.

- Parceria com o Itaú Unibanco para operar o Banco Carrefour.

- Primeiro loja Express em São Paulo.
- Península adquire 10% do Grupo Carrefour Brasil.

- Primeiro varejista de alimentos presente em todos os estados do Brasil.

- Lançamentodas soluções financeiras do Atacadão.
- Lançamento do comércio eletrônico não alimentício do Carrefour.

- Lançamento do comércio eletrônico alimentício do Carrefour.
- IPO do Grupo Carrefour Brasil.

- Lançamento do Act for Food
- +20 lojas Atacadão.
- Lançamento de Drive e Clique e Retire.

- Novo unidade de negócios: Carrefour eBusiness Brasil.
- Aquisição de participação de 49% na Ewally.
- Parceria com Grupo Super Nosso.

- Aceleração da expansão do Atacadão: aquisição de 30 lojas do Makro.

- Abertura da loja 250 do Atacadão.

- O Grupo Carrefour Brasil se torna o líder indiscutível do varejo alimentar brasileiro pela aquisição do Grupo BIG.
